Muitas confusões são realizadas por aqueles que não compreendem a estratégia de comprar ações para guardar por prazos indeterminados (aquilo que se chama Buy and Hold ou “compre e mantenha”).

Para começar, quem compra para guardar não se importa apenas com o preço de compra e nem com as cotações mais atuais e também com o preço de venda. Estranho? deixe-me utilizar uma metáfora:

Imagine-se comprando uma escavadeira para minerar ouro. Você compra uma escavadeira por 100,00 e a utiliza para minerar 1000,00 em ouro (já líquido de custos e impostos) e depois vende a escavadeira toda sucateada por 10,00 no final. Importa o preço de compra e venda dessa escavadeira?

A resposta é sim. Mas a análise do preço de compra deve ser realizada em relação aos lucros esperados da utilização dessa escavadeira (aqueles 1000,00) e, a rigor, nem se deve ter muitas expectativas sobre o preço final do equipamento.

A estratégia de comprar ações para guardar segue esse princípio e ainda outros. Mas o que se espera, para a maioria dos investidores que seguem essa estratégia, é um retorno durante o prazo de investimento. Com os recebimentos desses rendimentos de dividendos, os acionistas poderão comprar ainda mais ações , aumentando assim as fontes de geração de dinheiro e iniciando a magia dos juros compostos .

Os dividendos recebidos pelos acionistas não precisam ser investidos necessariamente nas mesmas ações. Há empresas como concessionarias de serviços públicos que podem ter prazos limitados, há setores maduros e outros perfis onde o recomendado pode ser, a depender do caso, usar os rendimentos para fazer novos aportes em outros setores mais promissores. Você precisa mudar o racional para aderir a essa estratégia de investimentos que- para muitos e para ampla literatura – é a forma mais segura de investir em ações.

Um investidor holder (como chamamos aquele que compra para guardar) não olha freneticamente para cotações, não muda de estratégia diante de crises ou euforia e, na maioria das vezes, não protege a posição com nenhum tipo de instrumento (incluindo stops). Invista em compreender bem o assunto Buy and Hold antes de se proclamar um holder. Se você não fizer isso e misturar a mentalidade do holder com a do trader, você vai se dar mal. Quer ver um erro que alguns supostos holders cometem?

Diante de uma queda de preços eles fazem compras anormais de ações boas. As ações são boas? ok . Mas se você comprar mais delas porque os preços caíram, então você corre o risco de modificar percentuais de sua carteira de investimentos buscando uma elevação de preços futuros apenas. O holder mais tradicional fara compras nos mesmos montantes que faria independente das flutuações de preços .

Ao longo de 120 meses de compras regulares e não desproporcionais, as diferenças de preços de compras não são relevantes para o total do lucro obtido. Tudo o que importa é que a empresa tem que dar lucros sistematicamente durante todo ou quase todo o período.

Portanto, basta escolher uma empresa que tenha lucros para ser feliz.

Professor José Guilherme Vieira [email protected]

Comprar ações para guardar